Tivemos acesso a detalhes do projeto do BRT que será implantado em Goiânia, no eixo Norte-Sul e estamos postando com o objetivo de compartilhar essas informações com nossos leitores.
O BRT sairá do Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, passará pelo Terminal Cruzeiro. Terá 5 quilômetros de trecho em Aparecida.
Pela Avenida Rio Verde chegará ao município de Goiânia no Terminal que está sendo chamado de Terminal Correios.
O BRT sairá do Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, passará pelo Terminal Cruzeiro. Terá 5 quilômetros de trecho em Aparecida.
Pela Avenida Rio Verde chegará ao município de Goiânia no Terminal que está sendo chamado de Terminal Correios.
•O trecho de Goiânia está localizado entre o Terminal Cruzeiro e o Terminal Recanto do Bosque, com extensão total de 21,80 km.
Detalhes:
• 7 estações no trecho de Aparecida de Goiânia / 41 estações no trecho de Goiânia;
• Embarque e desembarque pelo lado esquerdo dos ônibus;
•48 Estações de embarque e desembarque elevadas;
• No trecho localizado na Avenida Goiás serão mantidas as estações de embarque e desembarque existentes;
• Nos trechos das estações a seção transversal permitirá ultrapassagem.
•Estão previstas três passagens em desnível.
• Cruzamento da Av. Rio Verde com a Av. Tapajós;
• Interseção da Rua 90 com a Av. 136
• Cruzamento da Av. Goiás com Perimetral Norte
O trajeto do BRT terá mais de 26 quilômetros, contará com 60 veículos e custará R$ 245 milhões aos cofres públicos e vai atender mais de 114 mil passageiros diariamente, segundo dados da CMTC-Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos.
Os 'estudos' podem estar em estágio avançado, mas no Brasil e especificamente em Goiás sabemos que a coisa é feia. Estado oligárquico e muito conservador prefere fomentar propagandas e divulgações de carros poluindo visualmente a cidade de Goiânia, para 'recolher' mais impostos em vez e aplicar de forma racional e concisa os recursos que tem em caixa. Sei que há muita burocracia e que não é fácil, porém a cada dia que passa vemos a ineficiência do poder público que nem se quer criou uma agência municipal para fiscalização dos serviços da CMTC. Que dirá desse BRT, tá me cheirando mais uma 'licitação' sem pé nem cabeça, enquanto isso os reles mortais como nós, que dependem do transporte coletivo amarguramos e trazemos juntos conosco 'marcas'do caos no setor de transporte de nossa cidade. A prefeitura de Goiânia com o 'apagadinho do PT' precisa correr atrás de muita coisa ainda se quiser tentar reeleição em 2012.
ResponderExcluirespero que ralize essa obra o mais rapido possivel, porque o povo carece de um transporte coletivo de qualidade. ou sera mais uma joga politica
ResponderExcluirBaixaria. BRT tem que ser no mínimo o que foi feito no rio o transoeste. Não me conformo com esses projetos medíocres, e se conformar com muito pouco
ResponderExcluirNo brasil entre e projeto e a obra executada leva-se muito tempo , espero que este não seja o caso.
ResponderExcluirEssa obra nunca sai do papel. É só conversa fiada deste Paulo Garcia. Ele não anda de ônibus.
ResponderExcluirSaudações!
ResponderExcluirGostaria de solicitar ao autor do "post" o fornecimento de elos para os projetos da BRT, ou a indicação das fontes das figuras mostradas, para que os leitores possam, caso queiram, conhecer mais detalhes do projeto BRT proposto.
O projeto do VLT pode ser visto em:
http://www.metropolitana.go.gov.br/post/ver/139839/campanha-projeto-do-vlt-no-eixo-anhanguera
Obrigado.
Cordialmente,
Marco Antonio Assfalk de Oliveira
Enquanto milhões serão gastos no BRT norte sul outros milhões estarão sendo destruídos com a transformação BRT em VLT do eixo anhanguera não seria mas sensato a implementação do VLT norte sul e o leste oeste permanecendo como esta com a utilização da onda verde neste e os ônibus parando apenas nas estações de embarque-desembarque...
ResponderExcluirSeria um legado enorme para a cidade de Goiânia, uma obra dessa magnitude. Se for realmente eixo leste/oeste + eixo norte/sul eu arriscaria a deixar meu carro na garagem para ir trabalhar.
ResponderExcluirAdelmo Barbosa falou tudo. Se bem que n]ao creio que o Marconi fará uma besteira dessas, mexer exatamente onde funciona, mal, mas funciona melhor que o resto.
ResponderExcluirSera que um dia veremos essa obra concretizada ou nossos netos talvez tataranetos. como sempre mais uma vergonha nacional.
ResponderExcluir