Hoje, de acordo com o Detran-GO, Goiânia completa 1 milhão de veículos em circulação nas ruas. Com 1 milhao 300 mil habitantes, a proporção é de quase um veículo para cada habitante.
-política nacional de incentivo às vendas das indústrias de automóveis e motos durante o governo Lula
Os problemas que existem vão desde o trânsito cada vez mais caótico ocasionados por alguns fatores como:
- falta de planejamento da cidade que cresceu num ritmo muito maior que o previsto na década de 1930 quando Goiânia foi criada.
-política nacional de incentivo às vendas das indústrias de automóveis e motos durante o governo Lula
-educação no trânsito com pouca efetividade para a atual geração de motoristas que desrespeitam o básico das leis de trânsito, como as sinalizações verticais e horizontais.
-transporte coletivo de baixa qualidade e que não atende à demanda. O transporte público de Goiânia se limita a ônibus comuns e articulados e citybus. Apesar de sermos uma capital de médio porte com mais de 1 milhão de moradores não temos trens ou metrôs.
Outro problema enfrentado por quem tem um carro é o de estacionar, especialmente no centro, setores Oeste, Aeroporto, Sul, Universitário, Bueno e Campinas, ou seja, próximo a centros comerciais e de órgãos jurídicos ou da administração pública.
A quantidade de carros e pesquisas que apontam Goiânia como uma das 5 capitais que mais cresce economicamente tem atraído para cá toda sorte de pessoas – algumas que vêm para fazer negócios e outras mal intencionadas que chegam para tirar proveito. Goiânia registrou em 2011 a quantidade de 3.299 carros roubados, ou quase 20 a cada dia.
Nós, que elegemos esta cidade para trabalhar e viver, devemos contribuir de alguma forma para melhorar as condições de vida. No trânsito, sendo melhores motoristas, mais éticos, mais conscientes, mais educados e sempre, mais pacientes!
Nas eleições votando em políticos comprometidos com esses valores e propostas de melhoria do sistema de trânsito como um todo, e como cidadãos, cobrando sempre de nossos gestores, essas melhorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário