quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MUTIRAMA - TORCIDA PARA QUE JUSTIÇA NÃO PARE ESTA OBRA

Esta semana está sendo uma das mais difíceis para os goianienses. A Marginal Botafogo foi interditada no último dia 28, nos trechos entre a avenida Anhanguera e Independência, o trânsito no centro e regiões próximas está um caos, com congestionamentos, batidas, atrasos, irritação que são maximizados pelo calor que está batendo recordes em Goiânia(37°), misturado com a baixa umidade relativa do ar(20%).

A expectativa quanto à essa obra é grande e a torcida para que não seja paralisada, à semelhança de outras duas: o novo Aeroporto Santa Genoveva e o trecho da Marginal entre as avenidas Jamel Cecílio e a 2ª Radial, que aconteceu esta semana.

O TCU mais uma vez mandou suspender verbas destinadas a uma importante obra na capital.Trata-se do trecho da Marginal que vai da avenida Jamel Cecílio até a 2ª Radial no setor Pedro Ludovico. Esse trecho da Marginal foi iniciado em 1999, já foi paralisado outras vezes e em fevereiro deste ano, o prefeito Paulo Garcia retomou a obra, fazendo a desapropriação de imóveis de moradores ribeirinhos, tendo  alguns lotes de posse urbana.
Trecho onde a Marginal dará continuidade

Foram encontradas as  seguintes irregularidades: indícios de sobrepreço, falta de recursos previstos no orçamento da Prefeitura para a conclusão e falta  de incompatibilidade entre o cronograma de pagamento e a execução do projeto.

AEROPORTO

Outra obra que se arrasta desde 2002 é a construção do novo aeroporto. Nesse ano foi aberta a licitação e em 2005 a obra foi iniciada pela empresa vencedora, a Odebrechet, apesar do Ministério Público Federal-MPF estar movendo ação civil publica alegando vícios. Após seis meses de iniciada, a obra é paralisada.

Em 2008 essa licitação foi cancelada. Em 2010 a Infraero retomou as obras com a ajuda do Exército, mas o que se vê lá, no momento, é que o canteiro de obras está paralisado. A única obra que está em andamento, em ritmo bem lento é o "puxadinho" - uma área anexa ao embargue.

A Infraero anunciou em agosto passado obras de modernização para vários aeroportos e a maioria é para construção de novas torres de comando. Há previsão que o Santa Genoveva também receba esta obra, que seria a terceira para o mesmo aeroporto.

MUTIRAMA

Nosso temor é que situação semelhante aconteça com o novo Parque Mutirama. É que já foram abertos vários processos no Ministério Público e no Tribunal de Contas do Município e até na Polícia Federal alegando licitação viciada, compra de brinquedos usados superfaturados, ou mais caros que os similares novinhos.

Desde que o processo foi aberto houve denúncias quanto à lisura das empresas vencedoras e a Prefeitura foi aconselhada a não iniciar a obra. Mas, nós estamos assistindo a continuidade da construção, desde a interrupção do trânsito na avenida Araguaia, em frente à antiga entrada do Parque.

Agora, se o MPF decidir suspender o que foi feito, o estrago na Marginal já estará feito. Nem quero pensar esse trânsito de Goiânia se estendendo por nove ou dez anos como o que vem ocorrendo com o trecho da Marginal Botafogo-Jamel Cecílio- 2ª Radial e a construção do novo aeroporto da cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário