terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PREFEITO ENVIA AO LEGISLATIVO PROGRAMA DOS CORREDORES EXCLUSIVOS PARA ÔNIBUS DE GOIÂNIA


O prefeito Paulo Garcia enviou projeto em regime de urgência à Câmara Municipal pedindo a inclusão do programa Corredores Preferenciais de Transporte Coletivo no PPA 2010/2013.

A matéria consta da pauta das sessões da Câmara e deve ser votada ainda este ano, apesar da proximidade do encerramento do ano previsto no regimento da Casa para 15 de dezembro. 

O programa enviado prevê corredores preferenciais no eixo norte-sul que vai da Av. Goiás-Norte até o terminal do Pedro Ludovico. 
Av. Goiás onde terá corredores dedicados aos ônibus

O prefeito justificou a necessidade de incluir este programa ao PPA-Plano Plurianual que foi planejado e aprovado na gestão do Iris Rezende para o quadriênio 2010-2013.

O trânsito da cidade foi planejado de modo a confluir para o centro da cidade, diz o prefeito. Só que não há como os ônibus circularem pelas ruas centrais que estão saturadas. 

Ele defendeu o programa por considerar que esta é a segunda mais importante via de tráfego para o setor central, perdendo apenas para o Anhanguera que corta a cidade no sentido leste-oeste.
Eixo Anhanguera, o primeiro da capital

O novo eixo contará com faixa segregada de circulação do ônibus com ultrapassagem; construção de estações de embarque e desembarque com cobrança externa e em nível na altura do piso dos ônibus;  implantação de novos terminais e a adequação dos que já existem; uso de tecnologia de controle operacional e monitoramento com câmeras e quiosques de informações para passageiros.
Terminal Bandeiras- novinho e com piso baixo dificultando subir no ônibus

Está previsto recesso regimental a partir do dia 15, mas como até o momento a LOA-Lei Orçamentária Anual 2012 não foi aprovada – ela é requisito básico para o plenário entrar em recesso de dezembro a fevereiro do ano seguinte- deverá haver sessões de autoconvocação na próxima semana. 

A LOA pode ir para a pauta amanhã(14) para primeira votação e no dia 15 para a segunda. Se ocorrer emenda no plenário, no entanto, terá que voltar para a comissão Mista antes da segunda votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário