segunda-feira, 12 de março de 2012

DEZ PONTOS DE CONGESTIONAMENTO EM GOIÂNIA. E AGORA, ATTÍLIO?

A AMT-Agência Municipal de Trânsito de Goiânia divulgou mapeamento com os 10 pontos mais congestionados da capital. 

O mapeamento foi divulgado em todos os jornais diários da cidade e veio documentar o que já experenciamos diariamente no trânsito de uma cidade com 1,3 milhões de habitantes e uma frota de 1 milhão de veículos (carros, caminhões, ônibus, motos e bicicletas). 

Confira na figura que retiramos do jornal O Popular aonde estão localizados esses 10 pontos.
Fonte: jornal O Popular 10/03/12
E agora? O próprio órgão oficial divulga o estudo, mas não apresenta nenhuma solução. Apenas pondera que as causas estão no traçado urbano da cidade, criado pelo arquiteto Attílio Corrêa Lima, do tipo radiocêntrico em que as ruas e avenidas partem de uma praça como a Pça. Cívica, a do Cruzeiro, a Nova Suiça. 


Segundo especialistas esse tipo de traçado gera a concentração de veículos para estas praças ocasionando grande fluxo de veículos e pedestres em um único lugar. Isso sem falar na falta de estacionamentos para tanto carro, fazendo com que estacionem nas ruas.

 Culpar o urbanista não é a melhor opção, afinal ele não era vidente para saber que a cidade cresceria tanto nos últimos 80 anos!

A responsabilidade é bem maior dos governantes, tanto do Município, quanto do Estado, que nesses últimos anos investiu pouco no transporte de massa. Goiânia não tem ainda nem um metrô, que fosse de superfície para minimizar os transtornos...

Promessas de VLT e BRT já foram feitas, mas de concreto, nada ainda...

O nosso sistema de transporte coletivo, baseado em ônibus, também está totalmente defasado... a quantidade de ônibus é pequena para a demanda, mas se for colocada a quantidade desses veículos necessária para atender com dignidade a população, aí que o trânsito seria estrangulado no centro, e nas principais avenidas...


Esperamos que alguma medida concreta seja tomada, a começar por um planejamento responsável que vise corrigir os problemas não previstos no traçado original das ruas e avenidas de Goiânia. URGENTEMENTE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário