terça-feira, 24 de abril de 2012

AVENIDA T-63 - ARTÉRIA DO SETOR BUENO


Vista aérea T-63 (domínio público)
A principal avenida do setor Bueno, a T-63 - que começa em frente ao Mercado Muncipal do setor Pedro Ludovico e vai até o início do Parque Anhanguera - está caminhando para ser uma das piores em termos de congestionamento. 
O bairros é um dos mais nobres da capital, mas constratando com o glamour de sua popularação, o fato é que possui cerca de 30 mil moradores(se levarmos em conta apenas os que residem no setor Bueno) e milhares de carros transitam ali inevitavelmente. 

O bairro é o segundo mais populoso e só perde para o Jd.América que segundo dados da Seplan tem uns 40 mil habitantes. Apesar de ocupar área menor, é tão verticalizado que apenas um condomínio, o Vaticano corresponde a uma cidade do interior de Goiás.

E não é de agora. Não é devido às obras da Saneago que vem impedindo outras vias de acesso no setor. Já em 2010 o jornal O Hoje publicou matéria falando dos constrantes congestionamentos da avenida.
Jornal O Hoje-2010-Foto Wildes Barbosa
Em horários normais, há muito veículo transitando, porém ainda se consegue ir e vir pela T-63, com razoável paciência. Mas em horários de pico, 'o bicho pega'. Moradores fazem de tudo para não passar por ali, mas não existem outras opções, uma vez que a avenida 85 também não é das mais trafegáveis em termos de rapidez.

No setor Bueno a maioria das ruas são vias estreitas e apesar de já ter o fluxo de trânsito organizado para apenas uma mão, possui grande quantidade de veículos estacionados, o que gera mais problemas de fluidez.
Rua T-62, com carros estacionados nos dois lados da vida (Foto: Rodrigo U.)
A intervenção realizada há 3 anos com a construção do viaduto trouxe alguma melhora, mas não o suficiente para dizer que o viaduto resolveu o problema do tráfego. Aliviou em um ponto de estrangulamento que era a praça do Chafariz apenas. 

O gargalo cerca de um quilômetro dali intensificou, visto que o viaduto atraiu mais motoristas para a região na espectativa  de que o trânsito no local tivesse melhor que em outros corredores da região como a avenida 90, a T-4, a T-5 e T-8. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário