quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Obras na Avenida Leste/Oeste interrompem acesso da rua 74 para a Goiás-Norte


A Prefeitura continua as obras em pontos da futura Avenida Leste-Oeste que pronta terá extensão de 46 quilômetros. Agora o cruzamento da rua 74 com a avenida Oeste foi interrompido. Com isso, a região que engloba áreas da Feira Hippie e do comércio da Rua 44 podem ser afetados. Essa obra, além da realizada para o BRT na Goiás-Norte e na Goiás com a Av.Independência, complicam o trânsito ainda mais, na época de Natal e Ano Novo. Desafio para a paciência dos compradores e revendedores que frequentam essa região.



Feira Hippie em Goiânia





imagem do futuro viaduto da Leste/Oeste que passará por cima da Marginal Botafogo

A Avenida Leste-Oeste é dividida em dois projetos: o primeiro se refere ao Tramo Oeste, que se localiza entre a Praça do Trabalhador, na área central da cidade, e o perímetro urbano de Trindade, e o segundo, referente ao Tramo Leste, entre a Praça do Trabalhador e o perímetro urbano de Senador Canedo.

A via permitirá uma ligação contínua entre os municípios de Trindade-Goiânia-Senador Canedo, numa extensão total de 46,1 quilômetros, sendo 10,2 km relativos à rodovia GO 403, que se encontra duplicada. Os trabalhos para implantação da via foram elaborados em 1987, dentro do Plano Diretor de Transportes de Goiânia – PDTU, que recomendou a adoção de melhorias mobilidade urbana e no transporte de pessoas e mercadorias na Capital.

O trajeto da Leste-Oeste seguirá o leito da antiga estrada de ferro, saindo do seu tramo oeste na interseção com a Rua 74, no Centro da Capital, passando entre a Estação Ferroviária e entre a obra de revitalização da Praça do Trabalhador e a Rua 67-A, até encontrar a Avenida das Cerâmicas, na divisa com o município da Senador Canedo.

Em 1992, o Instituto de Planejamento de Goiânia, elaborou o Plano de Desenvolvimento Integrado de Goiânia, incorporando as recomendações do PDTU. Em 1993, a Prefeitura de Goiânia, por meio do antigo DERMU elaborou o Projeto Básico e licitou as obras para a construção da Avenida, entre a Praça do Trabalhador e o Conjunto Vera Cruz, mas o processo só foi retomado em 2002.

Obras em andamento

Atualmente, os trechos entre a Praça do Trabalhador/Avenida Castelo Branco, assim como a ligação da Avenida Leste-Oeste com a Avenida República do Líbano, está implantado; entre a Rua da Alegria/Conjunto Vera Cruz encontra-se implantada com alguns trechos ainda está em pista simples.

No dia 15 de julho deste ano teve início a construção dos 8,1 km do tramo leste da via, entre a Praça do Trabalhador e a Rodovia GO-403, com a construção do bueiro sobre o Córrego Palmito, já concluído. O bueiro do Córrego da Onça está com 90% da obra pronta.

Estão em execução os serviços de terraplanagem e da rede de drenagem, já finalizada em vários trechos: na Praça do Trabalhador, entre a Rua 44 e Rua 68; entre a Av. Rasmussen e a chácara Jaime Câmara, no Bairro Feliz; entre o Bueiro do Córrego da Onça e a Rua 402, na Vila Viana.

O trecho do tramo Oeste, de 1,7 km, entre a Avenida Castelo Branco até a Rua da Alegria, será executado, após a conclusão das desapropriações e desocupações das áreas no trajeto por onde vai passar a via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário