sexta-feira, 18 de março de 2011

Em quatro anos Goiânia deverá ter VLT na Av.Anhanguera

A título de lembrança, essa foi a promessa que a Metrobus fez às autoridades esta semana durante a renovaçao da concessão que vai dar a ela mais 20 anos para administrar o Eixo Anhanguera. Entre as novidades apresentadas está a substituição dos ônibus por Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT. Ele é um tipo moderno de bonde, mas que oferece conforto e mais agilidade. Alguns possuem até rede wi-fi e na Europa as pessoas deixam o carro em estacionamentos próximos às estações e vão para o centro da cidade de VLT. Outra vantagem que este tipo de transporte tem é que diferentemente do metrô, o passageiro viaja observando a paisagem, pois não é subterrâneo, o que faz toda diferença para quem passa muito tempo dentro de um veículo. O VLT não causa aquela sensação de sufocamento, pânico por não ver a luz do dia ou  sensações semelhantes. Pelo contrário, segundo contam, vc vê e observa a vida da cidade enquanto faz seu trajeto para o trabalho ou escola.



Em Brasília, o projeto de implantação do VLT que está em andamento vai retirar só da W-3 mais de 30% de veículos, dizem os especialistas. Além do DF, Cuiabá também anunciou que pretende implantar esse tipo de transporte.
Na França, um dos locais que fabrica esse tipo de bonde a procura cresceu nos últimos anos, especialmente com as encomendas vindas da China. É que o bonde não gera poluição como os ônibus, ou melhor possuem sistema para controle das emissões de gases e podem ter como combustível o biodiesel e o etanol, enfim, são mais ecologicamente corretos. Conforme a matéria do jornal O Popular sugeriu: vamos arquivar as promessas para cobrar. A do VLT tem o prazo de quatro anos para se cumprir!
Acesso o link abaixo e veja pequena mostra do VLT:
http://www.youtube.com/watch?v=B6qC2ZWq424&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário