Detalhes do projeto do Bus Rapid Transit - BRT que será implantado no eixo Norte-Sul, foi apresentado hoje, dia 17, aos vereadores pelo presidente da CMTC, José Xavier.
O novo sistema, à semelhança do de Bogotá, Colômbia e de Curitiba, Brasil transporta 4x mais passageiros que o ônibus comum e vai custar R$ 490 milhões para os cofres públicos.
Ele vai sair do Terminal Veiga Jardim em Aparecida de Goiânia (Paulo Garcia havia dito no evento da Unimed que sairia do Terminal Cruzeiro, mas houve esta ampliação).Depois passará no T.Cruzeiro e pela avenida Rio Verde vai chegar ao T.Izidória.
Percorrerá a avenida 90, 84 até a Praça Cívica, de onde descerá a avenida Goiás, Goiás-Norte até a Perimetral.
Dali seguirá até um novo terminal que será construído no Recanto dos Bosque, região noroeste da capital, próximo ao novo shopping da cidade que está sendo planejado.
Serão 25 estações onde ônibus comuns também passarão fazendo as conexões com o BRT.
Dessas, a da Praça Cívica será especial, segundo disse Xavier, pois será coberta e o passageiro pagará a passagem em catracas, à semelhança das estações existentes para metrôs.
Ele calcula que a passagem será de U$ 1,40 ou R$ 2,50 e quem pegar o BRT em Aparecida de Goiânia pagará somente este valor para chegar até algum bairro na região norte de Goiânia que estiver interligado ao sistema pagando apenas uma tarifa.
Quando isso será realidade?
A previsão para início das obras é 2012. Isso se até lá conseguirem aprovar os projetos, destinar verbas orçamentárias, fazer licitações para construtoras, concessionários da linha do BRT e uma série de entraves burocráticos.
Achei a previsão otimista demais.
O engenheiro foi primeiro à Câmara para articular junto aos vereadores esse projeto para que não aconteça igual ao do Aeroporto. Um aprova, outro manda parar tudo. Depois faz-se nova licitação e vocês já conhecem essa novela....
E enquanto isso não se concretiza, os nossos governantes poderiam implantar as ciclovias. Eu teria que aprender a pedalar, e quem sabe eu poderia conseguir também?
http://www.youtube.com/watch?v=fFlinmnN1-A
O novo sistema, à semelhança do de Bogotá, Colômbia e de Curitiba, Brasil transporta 4x mais passageiros que o ônibus comum e vai custar R$ 490 milhões para os cofres públicos.
Ele vai sair do Terminal Veiga Jardim em Aparecida de Goiânia (Paulo Garcia havia dito no evento da Unimed que sairia do Terminal Cruzeiro, mas houve esta ampliação).Depois passará no T.Cruzeiro e pela avenida Rio Verde vai chegar ao T.Izidória.
Percorrerá a avenida 90, 84 até a Praça Cívica, de onde descerá a avenida Goiás, Goiás-Norte até a Perimetral.
Dali seguirá até um novo terminal que será construído no Recanto dos Bosque, região noroeste da capital, próximo ao novo shopping da cidade que está sendo planejado.
Serão 25 estações onde ônibus comuns também passarão fazendo as conexões com o BRT.
Dessas, a da Praça Cívica será especial, segundo disse Xavier, pois será coberta e o passageiro pagará a passagem em catracas, à semelhança das estações existentes para metrôs.
Ele calcula que a passagem será de U$ 1,40 ou R$ 2,50 e quem pegar o BRT em Aparecida de Goiânia pagará somente este valor para chegar até algum bairro na região norte de Goiânia que estiver interligado ao sistema pagando apenas uma tarifa.
Quando isso será realidade?
A previsão para início das obras é 2012. Isso se até lá conseguirem aprovar os projetos, destinar verbas orçamentárias, fazer licitações para construtoras, concessionários da linha do BRT e uma série de entraves burocráticos.
Achei a previsão otimista demais.
O engenheiro foi primeiro à Câmara para articular junto aos vereadores esse projeto para que não aconteça igual ao do Aeroporto. Um aprova, outro manda parar tudo. Depois faz-se nova licitação e vocês já conhecem essa novela....
E enquanto isso não se concretiza, os nossos governantes poderiam implantar as ciclovias. Eu teria que aprender a pedalar, e quem sabe eu poderia conseguir também?
http://www.youtube.com/watch?v=fFlinmnN1-A
É. pedalar seria uma boa, pq aí a gente aproveitava e perdia uns quilinhos indesejáveis... kkkkkkkk
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