sexta-feira, 6 de maio de 2011

Goiânia - 1,47 habitantes por veículo!


Goiânia tem 1.302.000 habitantes e segundo dados do Conatran  a frota de veículos na cidade é de 884.863 veículos. Com isso,  já somos 1,47 goianiense para cada veículo, o que explica o complicado trânsito que enfrentamos todos os dias.
Av.República do Líbano -quantidade de veículos que circulam é grande

 A proporção não é mais de 2 habitantes por cada veículo e se o Governo não tivesse mudado as regras da compra e venda de veículos no país, em pouco tempo Goiânia já teria um carro para cada habitante.

Autoridades sugerem que o goianiense precisa mudar sua cultura de mobilidade e utilizar mais os transportes alternativos. Vamos então se isso seria possível:

1-     Ônibus coletivo – lamentável e inadmissível. Além de superlotação, os passageiros enfrentam atrasos e percursos longos e cansativos. Dá pra entender que mesmo as pessoas com baixo poder aquisitivo lutam pra conseguir um carrinho, mesmo usado e velho para se locomover.
2-     Citybus – seria uma solução se houvesse mais tragetórias abrangendo pontos mais acessíveis e não demorassem tanto. Eles demoram muito a passar no ponto. Já utilizei e fiquei até 50 minutos esperando, vendo os tradicionais passarem até duas vezes mais na mesma linha.
3-     Biclicleta – utilizar este meio de transporte é perigosíssimo em Goiânia! A cidade não foi planejada para o ciclista e por isso não tem ciclovias. No domingo há uma delimitação de algumas faixas para ciclismo entre os parques Flamboyant, Areião e Vaca Brava. Prefeitura já anunciou a primeira ciclovia permanente de Goiânia.O trecho chamado de Norte-Centro sairá a BR 153, nas imediações do Condomínio Aldeia do Vale, e vai até o terminal da Praça da Bíblia. Na Europa há estacionamentos para biques próximos à linha de metrôs e os centros das cidades têm estrutura para este tipo de circulação.
Modelo de ciclovia em Sorocaba-SP

4-     Metrô – não temos ainda este que seria a solução para eixos da  avenida Anhanguera (leste-oeste) e Goiás (norte-sul). A Prefeitura já antecipou a implantação do VLT na av. Anhanguera e o BRT saindo do Terminal do Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia, na Rua Rio Verde, passando pela rua 90, no setor Sul, Av.Goiás, Goiás-Norte chegando à Perimetral até Senador Canedo.
Por tudo isso, ainda não temos como deixar nossos carros na garagem e usar o transporte público. Enquanto ele não estiver na lista de prioridades dos Governos de Goiás e do município de Goiânia vamos apenas reforçar os números de que Goiânia está no limite com a quantidade de veículos nas suas ruas.
Vamos enfrentar o estressante trânsito desta cidade, onde os congestionamentos são uma rotina em importantes avenidas como 85 D, Mutirão, T-4, T-7, T-8 e T-9; ruas 115, 88, Jamel Cecílio, 136... e por aí vai. E acreditem: tem autoridade dizendo que a média de 30 minutos em congestionamentos é razoável, uma vez que em grandes metrópolis o  tempo vai de até duas horas...
Em lugar de planejar o futuro, ficam esperando Goiânia se tornar uma São Paulo, por exemplo. 
Marginal Tietê em São Paulo

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