segunda-feira, 19 de setembro de 2011

UMA IDÉIA PARA DIMINUIR CONGESTIONAMENTO DO TRÂNSITO DE GOIÂNIA

Av. 24 de outubro (Foto: Wildes Barbosa)

Os constantes congestionamentos no trânsito de Goiânia têm gerado muitas críticas e reclamações dos goianienses. Cada dia que passa, o motorista precisa acordar mais cedo para ter uma ida ao trabalho um pouco mais tranquila.

Quem quer andar pelas ruas e avenidas sem precisar ficar horas parado precisa sair entre 6 e 6h30, pois a partir desse horário a quantidade de carros aumenta significativamente pois o horário das escolas se inicia às 7 horas.

Também por volta das 7h45 até 8h30h a quantidade de veículos praticamente triplica com as pessoas que precisam entrar no trabalho até as 9 horas. 

Os congestionamentos continuam durante o dia nos horários de pico, como o horário de almoço e a volta para casa até 19h30. 

O caos que se instalou no trânsito de Goiânia com o fechamento em 29 de agosto de parte da Marginal Botafogo está estressando os motoristas tanto das regiões sul quanto da norte que trabalham no centro da cidade. 

Também interrupção da avenida Padre Wendel em Campinas, outras interrupções na avenida T-3 ligando região sudoeste, mudanças na T-2 com a T-8 está tornando a vida do goianiense mais difícil.

RODÍZIO DE HORÁRIOS
Nós propomos que seja feito um rodízio. Mas não de placas de veículos como é feito em Sâo Paulo. A idéia é escalonar os horários dos estabelecimentos comerciais e escolares para que as pessoas não precisem sair ao mesmo tempo de suas casas.

Por exemplo: todas as lojas e escritórios instalados na avenida Anhanguera vão abrir as portas às 8 horas. As da Avenida Goiás, abririam às 8h15. As da Tocantins às 8h30 e as da Araguaia, às 9h. Esse intervalo de 15 minutos mudaria a rotina das pessoas e o tráfego de veículos no centro da cidade.

O escalonamento seguiria por bairros, conforme as ruas mais movimentadas. No setor Bueno seria feito com as avenidas 85, T-63, T-4, T-5 que respectivamente abririam às 8h, 8h15, 8h30 e 9h. Em outra parte do Bueno e Oeste, a escala atingiria as ruas T-7, T-9, Mutirão e Portugal.

E assim por diante, os setores Central, Oeste, Bueno, Marista, Aeroporto e Sul teriam rodízios de horários para abertura e fechamento das portas pois assim como se começariam mais cedo a funcionar, terminariam mais tarde. Isso iria desafogar também os horários de almoço. 

No início muita gente pode achar que abrir uma loja até 30 minutos depois que outra pode ser prejudicial às vendas, mas ela ganharia no final do dia, pois fecharia mais tarde. 

Tudo é um questão de adaptar os horários e reprogramar a vida. Afinal viver em um grande centro urbano como Goiânia, cidade com 1milhão 300mil habitantes que foi planejada para menos de 500 mil e que continua a se expandir numa velocidade que as intervenções e modernizações do trânsito não acompanham, vai exigir, além de muita paciência, mais flexibilidade de nós, moradores. 

Cada um precisa fazer sua parte.Eu já estou contribuindo lançando essa idéia de rodízios de horários. Quem quiser me acompanhar nessa proposta será bem vindo!

Um comentário:

  1. Esta é minha idéia nesta semana que é a Semana Nacional de Trânsito no Brasil. Com menos veículos, menos estresse, mais atenção e concentração. Assim poderíamos diminuir a quantidade de mortes no trânsito que segundo dados, chegará a 2 milhões/ano em 2020.

    ResponderExcluir