sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

VLT E BRT SERÃO INTERLIGADOS NA PRAÇA DO BANDEIRANTE


O Ministério das Cidades aprovou ontem, 1º de dezembro de 2011, o pré-projeto do VLT-Veículo Leve sobre Trilhos para a cidade de Goiânia. O VLT é uma espécie de metrô de superfície ou um bonde moderno como alguns preferem chamá-lo. 

Para isso, haverá liberação de verbas federais(R$ 215 milhões) e aprovação de parcerias do Estado(R$ 550 milhões) com o empresas do ramo(R$ 450 milhões), conhecida como PPP-parceria público-privado, totalizando mais de R$ 1 bilhão para a realização da obra.

Em fevereiro deste ano o prefeito Paulo Garcia já havia anunciado a criação do eixo Norte-Sul do BRT(um tipo de metrô com rodas que já circulam hoje no eixo Anhanguera - o Transurb) de 26 km interligando desde o terminal Veiga Jardim em Aparecida até o Terminal Recanto dos Bosques em Goiânia. 

O trajeto do BRT contará com 60 veículos, custará R$ 245 milhões aos cofres públicos e vai atender mais de 114 mil passageiros diariamente, segundo dados da CMTC-Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos.
 
No dia 19 de abril ele firmou parceria com o governador Marconi Perillo para que atuem em conjunto na área de transporte da capital. Ficou acertado que o governo do Estado deve implantar o VLT no Eixo Leste-Oeste, na av. Anhanguera e a Prefeitura, o BRT no eixo Norte-Sul. 

No Fórum da Mobilidade, realizado em maio, foi dito que “o BRT Norte-Sul contará com duas faixas exclusivas para ônibus e duas faixas de ultrapassagem nas estações. Já o projeto do VLT Eixo Anhanguera terá 13,2 km. Ainda estão previstos 102 km de corredores preferenciais. 

Juntos, BRT, VLT e corredores somarão 146,3 km de eixos integrados, que devem melhorar a velocidade média de circulação dos ônibus em pontos críticos e dar maior agilidade ao tráfego”. Os dois eixos devem se encontrar na Praça do Bandeirante. Há um projeto do governo de Goiás que prevê uma estação subterrânea ali.

Se os governos do Estado e Município cumprirem suas promessas Goiânia passará a ter um salto no sistema de transporte público, pois os dois projetos prevêem corredores exclusivos para os novos veículos, no caso do VLT a linha é exclusiva para o bonde, pois é eletrificada. 

Já o BRT permite que ônibus convencionais circulem na mesma pista. Os corredores exclusivos são previstos no Plano Diretor da capital aprovado em junho de 2007, mas até o momento somente estão disponibilizados nas avenidas Anhanguera, Goiás e 90. 

Para que o modelo prevaleça e seja eficiente é preciso mexer no traçado urbano criando vias alternativas para os demais veículos. 

Também, já que vão mexer nessas duas vias, porque não criar ciclovias ali? A primeira ciclovia que está sendo implantada na av.Universitária compreende apenas 2,5 quilômetros ligando a Praça Cívica à Praça da Bíblia e só poderá ser usada para lazer,em finais de semana e feriado, pois o trajeto  além de ser muito acanhado não atende reivindicação dos ciclistas pois não está interligado a outras importantes vias de acesso e aos demais sistemas de transporte.

4 comentários:

  1. SE TODO ESSE PROJETO SAIR DO PAPEL RESPEITANDO A QUALIDADE EXIGIDA,E OS PRAZOS ESTABELECIDOS, SERÁ MUITO BOM, MAS A VERDADE É QUE EM SERVIÇO PÚBLICO DE BRASILEIRO ROUBA-SE MUITO E FAZ-SE POUCO.

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  2. " Vamos torcer para que este dinheiro não seja desviado gerando enriquecimento ilícito. Quando políticos intercedem por verba federal..."

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  4. O BRT Norte-Sul será ótimo.
    - O Terminal Correios vai substituir o Terminal da Vila Brasília. Isto quer dizer que os alimentadores e Eixos do Terminal Vila Brasília deverão passar para o Terminal dos Correios. A linha 007 vai deixar de existir, porque será substituída pelo BRT, como também deixarão de existir a Linha 006 e 013. Este terminal, além do BRT, terá 3 grandes eixos, além do Circular Sul, é claro. São eles: 010, 011, 020.
    Isto com certeza vai fazer os ônibus alimentadores demorar menos. São eles: 210, 211, 312 e 504. Isto porque a Linha 107 deve acabar
    Vai ser mil vezes melhor que o Terminal Vila Brasília hoje.
    - Além disso, o Terminal Perimetral vai ser o único a ter uma linha integrada para o Jd. Guanabara. Pena que ela não vai até o Vale dos Sonhos I e II.
    - O Terminal Isidória deve mudar muito, pois o 002 talvez passe para a Avenida 85, o que vai ser melhor.
    - O Terminal Cruzeiro, não deve mudar muito, não, eu duvido muito. O que vai mudar é a Av. Rio Verde, que perderá todas as linhas que hoje existem para a Avenida Alexandre Morais, por causa do BRT, que será literalmente o Eixão. Mas o Cruzeiro e o Recanto do Bosque tem um problema. É ótimo melhorar os grandes eixos, mas também tem que melhorar as linhas alimentadoras periféricas.
    EU ATÉ ACHO QUE O PAULO GARCIA mencionou o BRT Norte Sul por pura propaganda política, mas se for verdade, é bom ninguém de fora saber disso, mas Goiânia pode se tornar a melhor capital do país em transporte público, de dar inveja até em POUCOS países desenvolvidos.

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