sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Marginal Botafogo e o período chuvoso

A Marginal Botafogo me causa medo. Sempre que preciso trafegar nela, e faço isso praticamente todos os dias, observo que está ocorrendo um tipo de desmoronamento em algumas partes. O córrego Botafogo foi "encaixotado" em 1991 com objetivo de dar mais fluidez ao transito do centro, interligando a cidade de norte a sul.
Antes já havia as pontes que passam por cima dela interligando o centro da cidade com os setores Universitário, Vila Nova e setor Sul com Jardim Goiás.
Como a Marginal foi construída aos poucos e até o momento encontra-se em obra na altura do setor Pedro Ludovico alguns trechos são bem antigos, pois já existiam antes mesmo como avenidas e ruas.
Daí, o asfalto em alguns pontos ser bem velho e deficiente. As obras de contenção do leito do córrego é interessante. Dá pra ver como a engenharia vem alterando no uso de materiais para fazer este tipo de obra - em alguns pontos há o uso somente de concreto, em outros, um tipo de dique com pedras e telas.
O fato é que em alguns pontos há desmoronamento e a marginal, por isso, já foi fechada por várias vezes para reformas estruturais.O engenheiro civil, especialista em drenagem urbana, Everton César, declarou recentemente a um jornal daqui que trafegar na avenida em dias de muita chuva é "extremamente perigoso e que é preciso haver um controle de tráfego" em dias de tromba d'agua como a que ocorreu anteontem, dia 7.
Observe a foto abaixo que tiramos hoje, dia 9, no trecho sob a avenida Independência, onde há alagamento todas as vezes que chove forte. Mais próximo da ponte já foi feita no mês passado uma obra de cobertura com concreto numa parte que estava exatamente como esta, em que a capa de concreto que fica próxima da via asfaltada está estufando e se soltando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário