terça-feira, 12 de maio de 2020

Prefeitura de Goiânia começa a trocar os pés de jamelões por ipês-brancos


A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) começou nesta terça-feira (11/5) o plantio de 48 pés de ipês brancos no canteiro da Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás. Os ipês substituem os jamelões que foram retirados recentemente.   
Os jamelões são responsáveis por acidentes de trânsito devido à liberação do óleo produzido pelas suas frutas. Comurg, engenheiros e biólogos da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) são responsáveis pela substituição dessas árvores será expandida para outros setores.
Levantamento da Comurg aponta que na capital há 54 vias com a pés de Jamelão. Aproximadamente 13 mil árvores foram plantadas há mais de 20 anos em locais como Jardim Guanabara, Jardim Presidente, Jardim Planalto, Cidade Jardim, Jardim Novo Mundo, Parque Amazônia, Jardim Atlântico, Vila Pedroso, Jardim Curitiba e Jardim Liberdade dentre outros. Já os ipês são árvores mais apropriadas para compor jardinagem em ruas e avenidas, além de ser uma árvore, espécie nativa do cerrado. No tupi-guarani, idioma indígena, ipê significa árvore de casca grossa.

Nativa do Brasil, Bolívia, Paraguai, Venezuela, Equador, Panamá, Nicarágua, Honduras, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Belize e México. No Brasil ocorre da Bahia até Santa Catarina na floresta pluvial da encosta atlântica. A árvore é extremamente ornamental, não somente pelo exuberante florescimento que pode ocorrer mais de uma vez por ano, mas também pela folhagem densa de cor verde-azulada e forma piramidal da copa. É ótima para o paisagismo em geral, o que já é amplamente utilizada. Floresce principalmente durante os meses de agosto-outubro com a planta totalmente despida da folhagem. Os frutos amadurecem a partir de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário