quarta-feira, 15 de julho de 2020

AS DISCUSSÕES SOBRE O NOVO PLANO DIRETOR DE GOIANIA

Mesmo durante o período de quarentena, os vereadores de Goiânia continuaram a discutir em oficinas e reuniões técnicas o projeto de lei que irá implantar o novo Plano Diretor para a cidade.
O projeto 23/2019 foi aprovado em primeira votação do plenário da Câmara Municipal de Goiânia e deu entrada na comissão Mista, responsável pelo segundo trâmite da matéria.
Nesta comissão foram criadas seis subcomissões temáticas, segundo os seis eixos do texto do novo Plano Diretor. Durante os meses de maio e junho diversos tópicos e artigos polêmicos foram debatidos. assim os parlamentares poderão fazer emendas para melhorar o texto e garantir uma série de melhorias para a capital de Goiás.

Porém, o eixo da mobilidade urbana não teve muita repercussão. A questão é grave, com ônibus coletivos lotados, poucos horários, terminais cheios e desorganizados. Falta um plano para essa área e falta criar outras alternativas como VLT, metrô, ciclovias.
A cidade já está com mais de 1,5 milhão de habitantes e não suporta mais tanto veículo particular e moto. Até o momento os Planos diretores somente privilegiaram o transporte de veículo. Acredita-se que no novo Plano outros tipos de transporte poderão ser privilegiados.
obras do BRT em Goiânia
Enquanto isso, a cidade espera o término do Eixo Norte-Sul do novo BRT. Já temos BRT no Eixo Leste-Oeste que é o Anhanguera. (Qual é a diferença entre VLT e BRT?)

VLT 
BRT
























Quando iremos ter um metrô em Goiânia? Esse é um assunto para outro post. rsrs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário