Pesquisa da engenheira ambiental Márcia Regina Freiberg sob orientação do professor Antônio Pasqualeto(2008) analisou relatórios do medidor da qualidade de ar da AMMA com concentrações diárias de material poluente no Terminal Izidória e na Praça do Trabalhador.
“Em alguns anos obtiveram dias que em algum momento ultrapassaram o limite máximo diário estabelecido pela Resolução de 1990 do Conselho Nacional de Meio Ambiente. “Em todos em todos os anos as médias do Terminal Izidória se apresentaram mais elevadas em comparação as da Praça do Trabalhador”, falou.
Em seguida vem o Centro de Goiânia, principalmente nas avenidas Goiás, Anhangüera, Araguaia e Tocantins. “Logo após, eixos por onde há grande fluxo de veículos - em especial, ônibus. "Pontos como as avenidas 90, 85 e T-63, de ligação com terminais, também possuem má qualidade do ar", completa Ideon Júnior.
Terminal Izidória -St.Pedro Ludovico Foto:Carlos Coelho |
Outro pesquisador, mestre em Ecologia e Produção Sustentável e professor da Universidade Católica de Goiás, Ideon José de Aguiar Júnior aponta “os locais com maiores concentrações de poluentes na Capital - terminais de ônibus e proximidades - entre os quais se destaca a Praça da Bíblia, no Setor Universitário (região leste), que está em pior situação”.
Avenidas Anhanguera e Tocantins -Centro Foto: Joventino Neto |
Pasqualeto defende que os Governos precisam adotar medidas para diminuir o crescimento acelerado da frota veicular de Goiânia. “Medidas essas como melhorias efetivas no transporte público, implantação de ciclovias e outros que se julgarem necessários”, enumerou.
E emenda que “tão importante quanto reduzir os níveis de poluição atmosférica nos grandes centros urbanos, como Goiânia, é fazer-se uso reduzido do transporte individual e utilizar com maior freqüência o transporte coletivo como forma de prevenção da poluição do ar”.
Veja também:
Como é a qualidade do ar em Goiânia?
Crescimento das motos gera mais poluição
Veja também:
Como é a qualidade do ar em Goiânia?
Crescimento das motos gera mais poluição
Nenhum comentário:
Postar um comentário